Programa Atual (NOVO)

Dia 12

 

9h00 – Receção

9h30-9h45 - Sessão de abertura

9h45-10h30 – Conferência de abertura: De la arqueología 'en' la ciudad, a la arqueología 'de' la ciudad... Córdoba, como yacimiento único" - Desiderio Vaquerizo Gil (Catedrático de Arqueologia da Universidade de Córdoba)

10h30-11h00 – pausa (coffee break)

11h00-13h00- sessão de comunicações Geral:  Arqueologia Urbana em Centros Históricos. Novos significados para antigos espaços

11h00 - Lisboa: uma cidade, várias centralidades. Ana Caessa, António Marques e Rodrigo Banha da Silva (Centro de Arqueologia de Lisboa)

11h20 - Arqueologia da Paisagem Urbana em Laranjeiras, Sergipe, Brasil: o caso da edificação ruínas do teatro. Márcia Barbosa Guimarães (Universidade Federal de Sergipe)

11h40 - Arqueologia Urbana em Faro: 20 anos depois, onde estamos? Nuno Beja, Marco Lopes e Nuno Teixeira (Museu Municipal de Faro).

12h00 - Arqueologia para quem? Gestão do patrimônio arqueológico no sítio histórico  urbano da Cidade de Goiás, Goiás, Brasil – Patrimônio Mundial. Hellen Batista Carvalho (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Brasil ) e Gislaine Valério Tedesco (Núcleo de Arqueologia da Universidade Estadual de Goiás)

12h20 - Em Busca do Porto Perdido: Arqueologia da Zona Intermarés do Rio Sergipe (Aracaju, Brasil). Paulo Bava de Camargo (Universidade Federal de Sergipe).

12h40 - Uma instalação arqueológica na Amazônia: dimensões e pluralidades culturais. Camila Garcia Iribarrem e Márcia Farias Rufino (Universidade Federal do Amazonas).

13h00-14h30 - Almoço

14h30-16h30 – sessão de comunicações Geral: Arqueologia Urbana em Centros Históricos. Novos significados para antigos espaços.

14h30 - Jazz, Rapé e Pôr-do-Sol: Arqueologia das Negras Areias Submersas do Solar do Unhão (Salvador, Bahia). Beatriz Bandeira e Paulo Bava de Camargo (Universidade Federal de Sergipe)

14h50 - "El patrimonio arqueológico como agente de desarrollo sostenible en la ciudad histórica: educación, turismo y mecenazgo". Ana Ruiz Osuna (Universidad de Córdoba)

15h10 - Origem, auge, decadência e processos de ressignificação de cidades históricas da Bahia. Carlos Etchevarne (Universidade Federal da Bahia) e Carlos Costa (Universidade Federal do Reconcavo da Bahia)

15h30 - Água e Desenvolvimento Urbano em Ayamonte: a origem da cidade. Benjamín Cabaco Encinas (ArqueoGuadiana)

15h50 - Arqueologia urbana em Mértola (Portugal). Uma perspectiva integrada. Cláudio Torres (Campo Arqueológico de Mértola), Susana Gomez Martinez (Campo Arqueológico de Mértola/ Universidade do Algarve), Maria de Fátima Palma (Campo Arqueológico de Mértola), Miguel Reimão Costa (Universidade do Algarve/ Campo Arqueológico de Mértola) e Virgílio Lopes (Campo Arqueológico de Mértola)

Debate

16h30-17h00 – pausa (coffee break)

17h00 -19h00 – Mesa Redonda: Princípios, Práticas e Problemáticas da Arqueologia Urbana, com intervenção de vários especialistas em arqueologia urbana.

19h15 - Visita guiada ao museu de Faro, seguido de Porto de Honra

 

Dia 13

9h00-11h00 - sessão de comunicações: Arqueologia preventiva e de emergência nas cidades históricas. Conflitos, posições e decisões do arqueólogo em âmbito urbano.

9h00 - Ground Penetrating Radar e Arqueologia Urbana no Brasil: Proposta Metodológica para Projetos Públicos. Scott J. Allen (Universidade Federal de Pernambuco)

9h20 - Desafios e implicações de cadastro de sítio arqueológico histórico dentro do contexto urbano. Andréia Calvacanti Rocha (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- Brasil)

9h40 - O desafio de desenvolver técnica e metodologia eficazes para intervenções arqueológicas em áreas urbanas no Centro Antigo Soteropolitano. Jeanne Almeida Dias e Railson Cotias da Silva (Mestres em Arqueologia)

10h00 - Arqueologia e Pac das Cidades Históricas: Interfaces entre a pesquisa e as obras nos municípios de Penedo e Marechal Deodoro, estado de Alagoas, Brasil. Rute Ferreira Barbosa (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- Brasil)

10h20 - A cidade romana de Balsa: novos dados e algumas problemáticas da prospeção geofísica em meios muito humanizados. Vitor Dias (Universidade de Évora, CIDEHUS), Tiago Dores (Archaeofactory), Jorge Freire (Archaeofactory), João Pedro Bernardes (Universidade do Algarve/ CEAACP) e Vasco Mantas (Universidade de Coimbra)

Debate

11h00-11h30– pausa (coffee break)

11h30-13h00- sessão de comunicações: Cartografia e Arqueologia Urbana.  Dimensões, sobreposições e escalas na interpretação da sucessão de tempos

11h30 – A sobreposição de tempos e registros para o reconhecimento de um patrimônio luso-brasileiro. Roseline Oliveira (Universidade Federal de Alagoas)

11h50 – A evolução urbana de Évora durante o período islâmico (séculos VIII-XII) – análise arqueológica e cartográfica. José Rui Santos (Universidade de Évora, CIDEHUS)

12h10 – O Beco Desaparecido da Judiaria Medieval de Leiria: repensar o urbanismo a partir da descoberta de um arruamento. António Ginja (Universidade de Coimbra)

12h30 - Lagos dos Descobrimentos: contributos para a delimitação do núcleo primitivo da cidade e sua expansão extramuros até 1550. Elena Morán (Município de Lagos) e Daniela Pereira (Universidade de Évora, CIDEHUS)

Debate

13h00-14h30 - Almoço

14h30-16h00 – sessão de comunicações: Cidades históricas e tecnologias digitais. Do real ao virtual no registro e na exposição do universo arqueológico

14h30 - As praias fluvio-estuarinas da Idade do Ferro e Período Romano da Baixa de Lisboa, Portugal. Ana Maria Costa (Laboratório de Arqueociências – Direção Geral do Património Cultural), M. Conceição Freitas (Universidade de Lisboa), Vera Lopes (Universidade de Lisboa), Jacinta Bugalhão (Direção Geral do Património Cultural), César Andrade (Universidade de Lisboa), Ana Caessa, Nuno Mota, Cristina Nozes, Rodrigo Banha da Silva (Centro de Arqueologia de Lisboa) e Artur Rocha (arqueólogo)

14h50 - Faro Story Spot: um lugar de encontro entre arqueologia, património, turismo e identidade local. Sofia Fonseca (Arqueóloga) e João Amaro (empresário)

15h10 – NIHIL DURARE POTEST TEMPORE PERPETUO.Desafios contemporâneos à eficaz tutela do Património Arqueológico Vesuviano. David Almeida Eleuterio (Universidade de Coimbra /CEAACP)

15h30 - Técnicas e tecnologias revelando a construção da cidade. Maria da Conceição Lopes (Universidade de Coimbra/CEAACP)

Debate

16h00-16h30 – pausa (coffee break)

16h30 -18h30 - sessão de comunicações: Arqueologia e Arquitetura. Velhos diálogos e novas propostas sobre uma abordagem interdisciplinar. 

16h30 - Contributo para a história da arquitetura da habitação e da organização do espaço no interior do castelo de Estremoz. Ana Rosado  (Universidade de Sevilla); Marco Liberato (Universidade do Algarve) e Miguel Reimão Costa (Universidade do Algarve/CEAACP)

16h50 - Arqueologia da Arquitetura e Cronologia Construtiva: Estudo de Caso da Capela de São Francisco da Penitência em Belém do Pará. Cecilia Menezes Barra (FAU Universidade Federal do Pará)

17h10 – A Invenção de Brasília. Herbert Moura Rego (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Brasil)

17h30 – A Arqueologia Contextual na abordagem da arquitetura da Capela Mortuária do Hospital D. Luiz I da Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Pará. Cibelly Figueiredo (Universidade Federal do Pará)

17h50 - La Protección de los Centros Históricos a través del Planeamiento Especial. Experiencia Docente en la Escuela de Arquitectura de Sevilla. Daniel Navas Carrillo e Maria Teresa Pérez Cano (Universidad de Sevilla)

18h10 – Pelos Trilhos de Panóias até Évora… Rute Teixeira (Universidade Federal de Pelotas)

Debate

19h00 – Sessão de encerramento do IV FAUR

 

Dia 14 – Visita a Mértola

8h30 – Partida para Mértola

10h30 – Visita guiada à vila antiga de Mértola

13h00 – Almoço

15h30 – Regresso a Faro

17h30 – Chegada a Faro

 

Programa em PDF para download